Cifra Club

Como tocar as melhores músicas de Tom Jobim no violão?

Montamos um repertório especial com os maiores sucessos de Tom Jobim para você aprender a tocar!

Um dos grandes compositores da música brasileira, Tom Jobim se destacou por ser um pianista de primeira. Porém, isso não impede de aprendermos a tocar seus grandes clássicos no violão. Por isso, preparamos uma lista com as 20 melhores músicas de Tom Jobim com dicas eficazes para você aprender!

Tom Jobim tocando violão e cantando
Tom é o autor de inúmeras obras que ficaram para sempre na história da música nacional (Foto: Divulgação/William Claxtom)

Um dos criadores da bossa nova, Tom Jobim é referência em diversas vertentes da música brasileira. Por exemplo, bossa nova, samba, MPB… Portanto, a melhor forma de celebrar seu legado e expressar admiração pela sua obra é tocando suas canções. Então, bora lá aprender as melhores músicas de Tom Jobim?

Como tocar Tom Jobim no violão?

Muitos dos maiores sucessos de Tom Jobim incluem pestanas e acordes mais complexos, devido às suas dissonâncias, e a maioria é tocada somente com os dedos (sem palheta). Além disso, as batidas da mão rítmica também exigem atenção especial.

No entanto, se você já está familiarizado com esses tipos de acordes e batidas, seu aprendizado será mais fácil. Por outro lado, essas músicas são um bom começo para quem quer aprender shapes e levadas que fogem do básico.

Confira alguns dos maiores sucessos de Tom Jobim que separamos para você aprender no violão:

  • Eu Não Existo Sem Você
  • Desafinado
  • Samba de Uma Nota Só
  • Corcovado
  • Águas de Março
  • Eu Sei Que Vou Te Amar
  • Chega de Saudade
  • Wave
  • Garota de Ipanema

1. Só Tinha de Ser Com Você

Uma das melhores músicas de Tom Jobim, Só Tinha de Ser Com Você é tocada em um andamento lento. Isso facilita para treinar a batida de samba (↓ ↑↑ ↓ ↑ ↑ ↑ ↓ ↑ ↑). As setas para baixo indicam os toques do polegar no baixo do acorde. Já as setas para cima, sinalizam as cordas primas (mais agudas), tocadas com os dedos indicador, médio e anelar simultaneamente. Ademais, a canção possui 37 acordes no total, o que vai te exigir bastante.

2. Este Seu Olhar

Para saber como tocar Tom Jobim no violão, você precisa aprender as clássicas batidas da bossa nova. Nesse sentido, Este Seu Olhar tem 13 acordes, mas apenas 2 possuem pestana: F#7(13-) e G#7(13 -). Preste bem atenção no movimento da mão direita (a esquerda, para os canhotos), para distinguir as notas graves das agudas. Para isso, comece treinando em um andamento mais lento, de preferência com a ajuda de um metrônomo.

3. Falando de Amor

A batida de Falando de Amor é fácil: basta puxar os baixos e as primas simultaneamente no pulso da música. Por outro lado, a canção tem 17 acordes, quase todos com formatos mais complexos. 7 deles são montados com pestana: Gm, Db7/9/#11, Cm7, F7/#5, Bb7M, B7/9/#11 e Dm7. Assim como a música anterior, comece treinando em um andamento mais lento.

4. Eu Não Existo Sem Você

Para tocar Eu Não Existo Sem Você no violão, faça a batida uma vez por acorde. No entanto, na frase “eu sei e você sabe que a distância não existe“, toque duas vezes em cada shape. Como não existe violão na gravação original, fique ligado na adaptação do piano.

5. Dindi

O pulo do gato para tocar Dindi é puxar as cordas ao mesmo tempo, no pulso da música. Mais uma vez, recomendamos começar treinando em um andamento devagar, e ir subindo a velocidade aos poucos.

6. Lígia

Não deixe de acompanhar a cifra de Lígia para saber quantas vezes tocar a batida por acorde. Aliás, os shapes e as suas trocas são complexos. Por isso, pratique com paciência, parte por parte, até você dominar a música por completo.

7. A Felicidade

Uma das melhores músicas de Tom Jobim, A Felicidade usa a batida de samba. A dica para praticar essa canção é começar treinando a primeira progressão de acordes da música (Am7C7MGb°B7Em7). Quando você estiver fera no ritmo, avance para as outras partes da canção.

8. Samba do Avião

É claro que você vai usar a batida de samba para tocar Samba do Avião! Apesar de não ter pestana, seus acordes possuem formatos complexos. Por isso, o ideal é treinar cada shape separadamente, antes de tentar tocar a música por inteiro.

9. Desafinado

Com toda a certeza, Desafinado está entre as melhores músicas de Tom Jobim. Toque com a batida de samba e separe a música em partes antes de partir para a execução completa da canção.

10. Luíza

Essa é mais uma música que não tem violão na gravação original. Por isso, ela soa bacana usando a mesma batida de Lígia. Assim sendo, acompanhe a cifra para a duração das batidas em cada acorde. Apesar da versão simplificada de Luíza ter 7 shapes com pestana (Cm, F, Fm, Ab, C#, Db e B), nenhum acorde possui formato complexo.

Está curtindo aprender a tocar as melhores músicas de Tom Jobim no violão? Então, que tal aprofundar os estudos nas seis cordas com muito mais repertório e um método de ensino pensado na sua evolução musical? Para isso, conheça o curso de violão do Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Água de Beber

A versão simplificada de Água de Beber não tem nenhum acorde com formato difícil e inclui somente uma pestana (G7). Portanto, ela é indicada para iniciantes no violão, sendo uma das músicas de Tom Jobim mais fáceis de tocar. Além disso, ela é ótima para treinar a clássica batida de bossa nova.

12. Insensatez

Inegavelmente, Insensatez é uma das melhores músicas de Tom Jobim. Ela tem 6 pestanas (Gm, Bb7, B, F, F7 e F#7), mas, no geral, os acordes são tranquilos de montar. O mais importante é se ligar na batida de bossa nova e suas variações. O padrão segue ↑↑  ↓↑  ↑↑  ↑↓↑ – sendo que as setas para baixo se referem ao polegar, enquanto as para cima indicam os demais dedos.

13. Samba de Uma Nota Só

Clássico da música brasileira, Samba de Uma Nota Só é uma música acelerada. Por isso, é bom começar treinando em um andamento mais lento, para conseguir executar o ritmo de bossa de forma rápida quando for tocar para valer. Ademais, é interessante aprender o solo do final da canção. Para isso, acompanhe a tablatura da faixa para tirar o trecho com cuidado.

14. Corcovado

Sobretudo para os iniciantes, o ideal é aprender primeiro a versão simplificada de Corcovado. Você pode usar a mesma batida de Insensatez. Além disso, os acordes da música mesclam formas básicas (como Am, Gm e A7) com shapes mais complicadinhos (G#°, E7 e Am6).

15. Águas de Março

Uma das mais famosas músicas de Tom Jobim, Águas de Março pode ser tocada com apenas duas progressões de acordes e somente uma pestana (B7M). Após a introdução marcada, siga a batida ↑↑   ↓  ↑  ↑ ↓   ↑ ↑ ↓ ↑, considerando as setas para baixo como o polegar e as setas para cima como indicador, médio e anelar. Se você quiser aprender a versão completa, com mais acordes, assista à videoaula abaixo:

16. Eu Sei Que Vou Te Amar

Eu Sei Que Vou Te Amar é uma música bem lenta, o que facilita o seu treino, e tocada em dedilhado. Além disso, seus acordes não são tão difíceis – o que deve te causar mais dor de cabeça para montar é o Em7(11). No vídeo abaixo, você aprende como tocar a versão simplificada da canção:

17. Chega de Saudade

Mais uma das melhores músicas de Tom Jobim, Chega de Saudade é outra que usa a batida de samba. Trata-se de uma canção complicada de tocar, porque, mesmo na versão simplificada, possui 24 acordes. Portanto, começar treinando em um andamento mais lento e dividir a música em partes pode te ajudar.

18. Pela Luz Dos Olhos Teus

Pela Luz Dos Olhos Teus é tocada em ritmo de valsa (compasso de 3). Para te facilitar, acompanhe a cifra da música para saber o tempo exato das mudanças de acordes. Esse é mais um dos sucessos de Tom Jobim com grande quantidade de acordes (36). Ou seja, tenha força e resistência nesses dedos!

19. Wave

Essa é uma música indispensável para quem quer saber como tocar Tom Jobim no violão e mais uma que tem a famosa batida de samba. Assim como em outras canções da nossa lista, comece pela versão simplificada de Wave. Apesar de ter 5 pestanas (Gm, F#7, F#m, Bb7 e Bb), os acordes são mais simples do que na versão original. Contudo, se você quer aprender a versão completa, acompanhe a videoaula a seguir:

20. Garota de Ipanema

Garota de Ipanema tem um ritmo que é uma variação da batida da bossa nova. Além disso, a canção possui 15 acordes, sendo que apenas 2 têm pestana: Ab7 e Gb7(11). Nossa dica é que você comece treinando as trocas a cada dois acordes, até ficar craque e conseguir tocar a música inteira. No mais, siga a tablatura da música e assista à aula abaixo:

Curtiu homenagear Tom Jobim tocando violão com suas melhores músicas? Então, o melhor que você pode fazer é investir na sua evolução musical. Saiba que a melhor maneira de realizar este objetivo é com o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino online!

Por um preço acessível, você tem acesso a aulas com instrutores de primeira qualidade, seguindo uma metodologia ampla e focada no seu desenvolvimento. Assim, você vai ficar fera em pestanas, batidas e tudo que faz parte do universo do violão. Não perca mais tempo!

Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK